(31) 3292-6655 / 3292-4339

contato@hllconsultoria.com.br

Primeira reunião do OEA-Integrado

Primeira reunião do OEA-Integrado

A primeira fase do Programa Brasileiro de OEA, relativa à modalidade OEA-Segurança, foi lançada em dezembro de 2014. Já a segunda fase, referente ao OEA-Conformidade, foi lançada em dezembro de 2015, em um evento em São Paulo, com certificação de quinze empresas.

Dando continuidade da estratégia para o Programa Brasileiro de OEA, em abril de 2016, iniciou-se o desenvolvimento da terceira etapa do projeto: a OEA Integrado, com previsão de lançamento para dezembro de 2016.

Fase concluída.jpg

Nesse sentido, no dia 26 de abril, após decisão de que a VIGIAGRO seria o primeiro Órgão de Estado a participar do OEA-Integrado, foi realizada a primeira reunião entre integrantes dos Ministérios da Fazenda e Agricultura.

Participaram desta reunião, representando a RFB, Virgínia Medeiros, Gerente Nacional do Programa OEA, Elaine Costa e Isabela Gomes, ambas integrantes do Centro de Certificação e Monitoramento de OEA. Representando a VIGIAGRO, participaram Edilene Cambraia Soares, Coordenadora Geral do Sistema de Vigilância Agropecuária, e Marcos Eielson Pinheiro de Sá, chefe de serviço do mesmo órgão. Lars Karlsson, consultor internacional e especialista no tema OEA, e John Mein, diretor do Instituto Procomex, também estavam presentes.

Na reunião, foram apresentadas as experiências dessa modalidade nos países em que ela já foi implantada, bem como foram discutidas as premissas necessárias à modalidade OEA Integrado e o modus operandi das certificações conjuntas. Segundo Lars Karlsson, o “Programa Brasileiro de OEA é um dos programas mais modernos do mundo, pois será o primeiro, a ter em operação as três modalidades de OEA, logo no início de 2017”.