(31) 3292-6655 / 3292-4339

contato@hllconsultoria.com.br

Seminário Internacional sobre Validação OEA

Seminário Internacional sobre Validação OEA

O evento foi realizado no âmbito da parceria firmada entre RFB e Aliança Procomex, com apoio da ESAF e participação da KGH.

Entre os dias 19 a 23 de setembro, realizou-se o Seminário sobre Experiência Internacional em Validação de OEA no Centresaf em São Paulo-SP.

Trata-se de evento realizado no âmbito da parceria firmada entre RFB e Aliança Procomex, com apoio da ESAF e participação da KGH. Neste evento viabilizou-se a vinda de renomados especialistas em OEA e em Validação OEA para ministrar palestras sobre a diferença entre validação e auditoria e mostrar, na prática, como são realizadas as validações de OEA em outros países do mundo.

Lars Karlsson, Pim Berkhuizen e Hans Visser, com experiências em implantação de programas OEA na Suécia, Holanda, Austrália e Dubai, trouxeram suas experiências internacionais para debater com mais de 40 participantes, representantes da equipe OEA da RFB, da Anvisa, do MAPA/ Vigiagro e do Setor Privado.

O procedimento de validação não pode ser confundido com um processo de auditoria, pois, na validação, apesar de ser um instrumento semelhante, são analisadas competências, sistemas e processos de trabalho das empresas e não uma transação específica. “Na auditoria se olha para o passado, na validação, para o futuro”, enfatizou Lars Karlsson.

“O grande objetivo deste Seminário é que sejam aprimorados os processos de análise do Programa Brasileiro de OEA com novas técnicas e padrões de validação já utilizados com sucesso por outros países” salientou Fabiano Diniz, Coordenador do Centro de Certificação e Monitoramento de OEA.

A realização deste Seminário comprovou o sucesso da parceria entre o setor público e o setor privado no âmbito do Programa OEA, parceria esta realizada com ética e transparência, trazendo benefícios para ambas as partes e para o País.

FONTE: SITE RECEITA FEDERAL